Saborear o alimento sem pressa em vez de “morder e fugir”

» Enviado

Saborear o alimento sem pressa em vez de “morder e fugir”

Saborear o alimento sem pressa em vez de “morder e fugir”

 

Que tal curtir o preparo de um prato no seu devido tempo, tendo todo o apuro na escolha dos ingredientes? Poder sentir seus aromas, saboreá-lo sem pressa, garfada a garfada, como se fazia antigamente, fazendo uma espécie de viagem às nossas raízes culinárias e a alguns hábitos sadios – e portanto sábios – reverenciados por nossos avós em torno da mesa?

Desde então, o Slow Food cresceria como fermento até se transformar na respeitada organização internacional que ela é hoje. Na região do Piemonte, Norte italiano, um grupo de apaixonados barolistas – os apreciadores do excepcional vinho piemontês -, liderado pelo jornalista Carlo Petrini, até os dias atuais o principal representante do movimento no mundo, faria coro à indignação dos manifestantes da Piazza di Spagna, ecoando seus conceitos naquela região.

Com grande dose de humor e ironia, o grupo denominava o comportamento fast-food de “mordi e fuggi”, ou, em bom português, “morde e foge” ou “come e corre”. Pouco a pouco, a bandeira defendida por Petrini passaria a ser hasteada por toda a Itália e a seguir na França, trincheiras estrategicamente cruciais sob o ponto de vista gastronômico. Espraiar-se para outros países do Velho Continente e demais continentes foi uma questão de tempo.

“O homem deve recuperar sua sabedoria e libertar-se da velocidade, que pode reduzi-lo a uma espécie em vias de extinção”, afirmava à época Petrini de forma apocalíptica. “É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas. O Slow Food defende, e defenderá sempre, o direito ao prazer”, repete ele até hoje sobre as bases e o objetivo supremo desse grupo de inspiração epicurista.

“É INÚTIL FORÇAR OS RITMOS DA VIDA. A ARTE DE VIVER CONSISTE

EM APRENDER A DAR O DEVIDO TEMPO ÀS COISAS.”

(Carlo Petrini)

Matéria do Jornal: https://www.jornalcruzeiro.com.br